Páginas

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Olá Secretário, Muito se engana quem cuida


Mário Soares assina documento de adesão à CE

Como nota de abertura desta conversa aqui ficam algumas dicas acerca do termo genérico “Secretário” e das suas funções. Etimologicamente a palavra “secretário” significa a pessoa a quem são confiados os segredos e confidências de um superior. 
A profissão de secretário existe desde a Dinastia Macedônica. Neste período, os profissionais atuavam tanto no exército de Alexandre Magno como também eram os responsáveis pelo registro dos feitos em batalha. Nesta época o profissional acompanhava líderes, altos coman-dos da sociedade. Sua maior característica: a fidelidade, a cautela no tratamento de informáções.

 Dominando a escrita, o secretário tinha acesso ao conhecimento. E este necessitava de uma multiplicidade destes, pois atuava tanto como assessor como gestor para seus superio-res. Seu perfil era de alguém com habilidades diversas como idiomas, literatura e história.

Os escribas foram os primeiros secretários “de facto” da história, pois não atuavam em exércitos. Estes formavam uma profissão especializada, com conhecimentos em matemática, contabilidade, processos administrativos, entre outros. Entre as diversas habilidades, uma ca-racterística era de suma importância: a confiabilidade. O estudo da origem da profissão serve para conhecer as habilidades inerentes ao profissional. Apesar do passar dos anos, o secretário ainda é tido como aquele no qual se pode confiar. Além disso, através deste estu-do é possível tentar compreender o presente, como o domínio das mulheres no mercado de trabalho ou o preconceito contra o profissional.

Nicolau Maquiavel, na sua obra “O principe” diz-nos que “… E a primeira conjectura que se faz da inteligência de um senhor resulta da observação dos homens que o cercam; quando são capazes e fiéis, sempre se pode reputá-lo sábio, porque soube reconhecê-los competentes e conservá-los…” 
Posto este preambulo devo dizer que um fraco secretário. Teria sido um pouco melhor se não tivesse que me apoquentar com um trabalho que durava há vinte anos. Bem, isso não importa, porque se trata de um rosário de um louco. O que é facto é que fui ajudado pelo meu presidente. 

Atribuições do secretário:

Diz o manual do secretário que a sua principal atribuição é ajudar o clube a funcionar eficaz-mente, especialmente por ajudar o seu presidente a ampliar ou a manter estável o quado social do seu clube. Cabe ao secretário implementar os projectos que estão na forja do ano em curso. Apoiar lideres capazes de servir o seu clube, recebendo deles injformações do conselho director, das comissões do clube, dos sócios, do governador assistente, do Rotary Internacional e da Rotary Fundacion, tudo isto para beneficio do clube. 

É recomendável que o secretário analise as tendências das actividades realizadas pelo clube de modo a identificar os pontos fortes e fracos deste e a comunicar tal conhecimento aos outros líderes do clube, visando a tomada de medidaspertinentes. teho consciência que fiz muito pouco, e o que fiz, oi falando e escrevendo umas ezes falando e escrevendo a sério e outras a brincar de coisas que irritaram alguns alegraram outros e ainda entristeceram outros, ou muito simplesmente puseram outros a dormitar. Tenho consciência que fiz muito pouco, e o pouco que fiz, foi es-crevendo ou falando a sério e outras tantas a brincar de coisas que irritaram alguns, ale-graram outros ou ainda entristeceram os restantes. Enfim, muito simplesmente puseram outros a dormitar durante as reuniões.

Muito se engana quem cuida


Saudações Rotarias
José Carlos Oliveira


Sem comentários:

Enviar um comentário